No retiro temporário do Texas...
GM, Block Pointers. No estouro da quebra do SVB, SXSW esnoba Web3 e Metaverso, e inunda painéis com negócios alimentados por Inteligência Artificial. A pergunta é: inovação funciona sem capital?
Se você não é assinante da The Block Point, junte-se à comunidade e fique por dentro da maior transformação desde o surgimento da internet: a Web3. Todas as quintas-feiras às 12:12 - é de graça.
Falência de banco? O hype é a AI
Rochelle Stewart estava escalada para uma sessão de mentoria sobre empreendedorismo e desenvolvimento de negócios na SXSW, na última segunda-feira. A executiva do Silicon Valley Bank, porém, não apareceu.
O portal Politico pediu uma posição do evento sobre a ausência, mas sem sucesso.
Neste momento, o óbvio já seria uma resposta, considerando o colapso do banco três dias antes como o maior desastre desastre financeiro dos EUA desde a crise de 2008.
Apesar da catástrofe econômica, a quebra do SVB parece não ter entrado na pauta do maior festival de inovação do mundo.
"Em outras palavras, o pânico existencial espalhado por certos VCs de alto perfil no Twitter tem estado ausente na maior conversa anual individual sobre tecnologia emergente", relatou o Politico.
O que seria um erro, afinal, o crash do banco das startups é muito maior do que uma história meramente financeira.
"É um banho de água fria de que o amplo ecossistema de startups trabalhando em blockchain, AI e tecnologia de realidade virtual, entre outras coisas, não é movido apenas por puro intelecto e ambição. Precisa de muito capital", lembrou a publicação.
Há pouco mais de um ano, especificamente em 8 de junho, a equipe de gerenciamento de relacionamento do SVB divulgava um relatório sobre as "tendências do amanhã" entitulado como "A disrupção da Web3: as corporações querem uma parte da ação."
As principais conclusões do report destacavam:
Uma internet descentralizada e imersiva está prestes a causar disrupção em quase todos os setores da economia digital, e as corporações estão prestando atenção
O investimento corporativo de VC em startups da Web3 totalizou US$ 12,5 bilhões em 2021, um aumento de 5 vezes em relação a 2020
As corporações estão explorando os recursos da Web3 com o entendimento de que não podem perder a próxima evolução da economia baseada na internet
Com um futuro digital imersivo quase inevitável, resta saber como o Metaverso se formará totalmente em um mundo Web3.
O SVB reconhecia que "o hype em torno da Web3 estava apenas esquentando", apesar de ser conservador:
"Embora seja improvável que uma internet descentralizada substitua totalmente os gigantes da tecnologia de hoje, as corporações não estão se arriscando. As empresas estão adicionando elementos Web3 em seus negócios atuais."
No fim, o banco das startups cravou que a "Web3 vinha para ficar":
"Da mesma forma que as corporações entendem que devem compartilhar a criação de valor com seus usuários — elas sabem que as parcerias com disruptores serão a chave para o sucesso na Web3. Isso representa uma oportunidade incrível para startups, inovadores e novos entrantes aproveitarem o conhecimento, os recursos e a escala desses gigantes na cocriação da próxima evolução da Internet, que com certeza será sua iteração de maior impacto até agora."
Quase um ano e estouro de crises sem precedentes depois, as projeções do SVB sobre o futuro da Web3 podem soar para o mainstream como, no mínimo, duvidosas.
E não é somente pelo derretimento da criptoeconomia, e a perda do entusiasmo de empresas, que estão pausando ou abandonando projetos.
Depois do boom, a nova internet e o sonho do Metaverso foram atropelados pela inteligência artificial (AI) na preferência das conversas.
E no retiro temporário da realidade no Texas, isso fica muito sintomático.
"Muitas das conversas sobre tecnologia no SXSW até agora foram focadas em como os reguladores, concorrentes, artistas e a sociedade em geral estão lidando com o impacto do meteoro que tem sido o surgimento da IA generativa", contou o Politico.
A constatação é a mesma do The Hollywood Reporter, que destaca a obsessão pelos chatbots.
"O SXSW deste ano definitivamente esfriou a mania criptográfica e se concentrou em algo totalmente diferente. Embora os chatbots não sejam uma tecnologia nova, o lançamento no outono passado do ChatGPT da OpenAI despertou um interesse renovado - e ansiedade sobre - o uso de chatbots com inteligência artificial em vários setores, em parte por causa de sua crescente sofisticação."
Por outro lado, seria leviano dizer que as outras tecnologias emergentes foram totalmente descartadas pela SXSW.
Além de diversos painéis sobre Web3 e Metaverso, foram criadas ativações que mostram na prática o uso destas inovações.
É o caso da Redeem, de Austin, que usa os números de telefone dos usuários para autenticação e criação de carteiras criptográficas para resgate de colecionáveis digitais.
A solução foi aplicada para o jantar VIP promovido para 200 pessoas pela Arkive, que diz estar construindo o primeiro museu descentralizado do mundo.
Apesar da queda para financiamentos de projetos Web3, a Redeem levantou, recentemente, US$ 2,5 milhões em uma rodada liderada pela Kenetic Capital.
Quanta diferença em um ano - Por Kaya Yurieff, do The Information
Uma grande mudança no Sul por Sudoeste este ano é o zumbido em torno da inteligência artificial (AI) e a relativa ausência de eventos criptográficos após uma bonança no ano passado.
Em 2022, a cena cripto foi difícil de escapar no festival de tecnologia e artes: os participantes da SXSW bebericaram mimos em um brunch para mulheres na Web3 ou esperaram em longas filas para ver um evento interativo centrado no Doodles. Panfletos publicitários de projetos relacionados com criptografia foram rebocados em todo o Centro de Convenções de Austin.
Este ano, não vi um único. Em vez disso, muitos panfletos tiveram como tema inteligência artificial, incluindo um que promovia uma noite de dança com as batidas de um sistema de DJ alimentado por AI que afirmava beber do estado de espírito da multidão. Outro panfleto trazia "Quem é o meu pai?" para promover o seu gerador de imagem, mostrando como seriam os bebês de celebridades famosas, como os titãs tecnológicos Jeff Bezos e Elon Musk. E o brunch a que assisti foi centrado no lançamento de um novo tablet 3D alimentado por IA.
Mesmo assim, painéis com crentes em criptografia fizeram parte da programação do SXSW 2023, incluindo o: "Still in on Web3". Em um evento da Porsche, na segunda-feira, executivos da fabricante de carros de luxo discutiram os esforços da empresa para criar colecionáveis na blockchain com base nos seus carros. A empresa estava a tentar "construir emoções positivas e entusiasmo para a nossa marca", disse Deniz Keskin, diretor de gestão de marcas da Porsche.
Keskin reconheceu a volatilidade na indústria criptográfica e a implosão da FTX. "A coisa do hype desaparece a dada altura, mas há sempre uma verdade subjacente fundamental", disse ele, que acredita que a próxima geração de consumidores olha para os bens digitais de forma semelhante à forma como as gerações mais antigas olhavam para os bens físicos: "É isso que é realmente fascinante para nós".
Pouco tempo depois do painel de Keskin, a Meta Platforms anunciou que estava a "winding down" as coleções digitais na Instagram e no Facebook para se concentrar em outras formas de apoiar criadores e empresas. Anteriormente, a empresa permitia aos criadores fazer e vender NFT aos fãs.
Em 2022, Mark Zuckerberg anunciou os esforços da empresa por NFT na SXSW, em um discurso de abertura. Que diferença faz um ano.
Em meio a eclosão das tecnologias emergentes nos últimos anos, a alternância dos holofotes acompanhando o hype do momento é até compreensível.
Não é um fato inerente ao SXSW, e será visto nas centenas de eventos sobre inovação ao longo de 2023, que irão explorar exaustivamente AI.
Na semana em que o mercado está apreensível e alarmado, e o maior festival de inovação esnoba, de certa maneira, a criptografia e a nova internet, a Coinbase, talvez, nos entregue a melhor lição.
Reforçando uma das maiores premissas da blockchain - a descentralização - a exchange, em um insight que soou como uma profecia, lançou um vídeo condenando o sistema financeiro tradicional.
E por que o conteúdo ganhou um tom de exercício de futurologia? A sequência dos fatos explica:
🗓️ 7 de março: Coinbase lança o vídeo
🗓️ 9 de março: o banco criptográfico Silvergate Bank é fechado
🗓️ 10 de março: o Silicon Valley Bank declara falência
A ótima observação do insider Aakash Athawasya é acompanhada por uma dica pertinente para quem está se aventurando na Web3 e nas tecnologias emergentes:
"O quadro geral é: correr riscos com dinheiro emprestado não é uma boa ideia. E depender de dinheiro emprestado (mesmo que seja para investimentos) também não é uma boa ideia.
Em vez disso, crie produtos que possam ser dimensionados com economia ou gerem dinheiro por conta própria. E quando você estiver tomando a custódia, guarde [uma boa parte dela] com você mesmo. Você nunca sabe: seu banco ou seu investidor podem estar mais falido do que você."
Faz todo sentido! Concorda?
Direto ao ponto
Nesta sessão, sempre traremos alguns poucos e bons destaques sobre o que está acontecendo neste mercado
OpenAI anuncia ChatGPT-4, versão “melhorada” da ferramenta que usa inteligência artificial
Pagamentos com uso de tokens respondem por mais de 20% das transações no Brasil, revela Visa
Pokémon explora o universo da Web3 com novas iniciativas Blockchain
O Aberto da Austrália adota consolida iniciativa com colecionáveis digitais
WAGMI - We’re all Going To Make It
O mantra adotado pelos entusiastas desta tecnologia que expressa boas notícias e tem conotação de que estamos juntos para fazer isso acontecer.
Afinal, conectar, democratizar, construir e pertencer a uma comunidade são os valores que irão nortear nossa jornada
Você, Block Pointer, estará dentro da maior transformação desde o surgimento da internet e nos ajudará a construir este futuro
Para isso, disponibilizamos nossa plataforma para que compartilhem suas ideias e experiências dentro da Web3.
The Block Point
Conectando entusiastas à tecnologia do futuro. Somos o agente de informação e o ponto de encontro para todos que participarão desta revolução.
Todas as terças-feiras, às 12:12, de forma simples e fácil de ser entendida, mostraremos as infinitas e ótimas oportunidades que as tecnologias emergentes trazem.
Até quinta
Nossas edições chegam sempre por volta das 12:12 em sua caixa de entrada. Pode acontecer de você não nos encontrar em sua caixa principal… caso isso ocorra, cheque seu spam e a parte de promoções.