O futuro é phigital
GM, Block Pointers. Com exposição e evento que misturam o físico e o virtual, RTFKT e Takashi Murakami mostram como serão as conexões entre marcas e fãs na web3
Cultura, experiência e comunidade
A manhã da última sexta-feira 13 em Nova Iorque apresentava resquícios do fenômeno chamado RTFKT. Os avatares 3D saíram do mundo virtual da marca que revoluciona o conceito de moda, e apareceram em alguns pontos da cidade em forma de adesivos ou estampados em camisetas personalizadas.
As manifestações reais e públicas de sua imensa comunidade celebravam o lançamento do primeiro evento físico da empresa com a exposição de Takashi Murakami, o icônico artista japonês colaborador do RTFKT para os colecionáveis CloneX.
HUMANOS VIRARAM AVATARES: Conheça o revolucionário projeto CloneX
Referência para artistas modernos e contemporâneos, a Gagosian Gallery abriu suas portas no último dia 11 para que Murakami unisse arte tradicional, cultura pop japonesa e NFTs através da exposição An Arrow Through History. As lentes personalizadas do Snapchat utilizadas para a imersão nas animações de realidade aumentada, transformaram o espaço em um misto de real e virtual, a ponto de causar divergência sobre o que de fato era tangível ou não.
Em NY, Murakami e RTFKT fizeram uma ode ao futuro e mostraram que a ascensão do streetwear em forma de tênis virtual para avatares é apenas o começo de um ecossistema digital que está sendo criado e redefinirá a relação entre marcas e fãs. O objetivo da The Block Point com esta edição é mostrar por que o projeto CloneX transcende meros colecionáveis e está inserido em um contexto de cultura, comunidade e experiência.
Antes de a Gagosian receber os fanáticos que respiram RTFKT, um jantar na véspera no badalado restaurante japonês Nobu deu as boas vindas a 50 membros detentores de CloneX.
No dia seguinte, enormes filas eram formadas entre os números 976 e 980 da Madison Avenue. A exibição de Takashi Murakami acontece até o fim de junho em três exposições simultâneas comportadas por duas galerias da Gagosian nestes endereços.
A experiência da visualização imersiva também foi levada além de NY, via gagosian.com ou através de um headset VR (óculos de realidade virtual), que permite o acesso de qualquer lugar do mundo. Para o site, é preciso ter uma carteira cripto.
O UNIVERSO PHYGITAL DE TAKASHI MURAKAMI: Os trabalhos foram divididos em três partes. O primeiro deles apresenta a colaboração para os avatares CloneX NFT desenvolvidos com o RTFKT. O segundo momento é dedicado às pinturas do projeto Flowers NFT, coleção que mostra flores inspiradas nos gráficos pixelados dos videogames dos anos 80. Por fim, as pinturas de peixes em cerâmicas, que trazem o símbolo da abundância na cultura asiática e resgatam a infância de Murakami e as viagens ribeirinhas com seu pai
Tão aguardada quanto a exposição, era a festa exclusiva para holders (donos de NFTs) CloneX, que reuniria a comunidade na noite de quinta-feira, com o airdrop (lançamento para usuários elegíveis) de uma camiseta customizada do evento.
Do outro lado de Manhattan, o Brooklyn Navy Yard preparava-se para receber 888 membros do RTFKT. O espaço que costuma suportar premiações e noites com muito tech e deep house, foi transformado em um ambiente inundado por fumaça e luzes fluorescentes com muito hip hop reverberando nos blocos de concreto.
O DJ Zack Bia foi o cicerone escolhido a dedo por Takashi Murakami. Ele é um influenciador digital focado em moda e que ficou conhecido pela amizade com celebridades como Drake, Olivia Rodrigo e a família Kardashian. Empreendedor, Bia também tem a própria gravadora.
Enquanto “Going Bad”, sucesso de 2018 de Meek Mill e Drake, explodia nas caixas de som, Murakami subiu em um andaime para ser ovacionado pela legião de fãs de uma das marcas mais hypes da web3. Presenças ilustres como as de Eric Adams, prefeito de NY, Chris Le, founder e diretor criativo do RTFKT, e o do DJ, produtor e empresário de web3 Steve Aoki engrandeceram a noite.
Badalação a parte, a super festa do RTFKT não passou ilesa de fortes críticas da comunidade. Problemas relatados aconteceram na fila do lado de fora do Brooklyn Navy Yard. Além de comentários sobre a desorganização, muitos holders ficaram sem camisetas porque não havia um limite estipulado por dono de cada CloneX. No Twitter, há relatos de pessoas com até cinco peças.
Outras reclamações abordaram o fato de a experiência não contemplar membros de outros estados e fora dos EUA. Eles reivindicavam pelo menos o direito do acesso aos produtos do airdrop.
A coleção CloneX tem 9,25 mil proprietários de 20.000 itens criados. Atualmente, o preço mínimo (floor price) de um avatar digital é de 13 ETH (mais de US$ 26.000).
Quando o RTFKT trouxe seus tênis virtuais para, depois, enxergar a empresa como uma marca do metaverso, ele percebeu que este espaço pode ser usado e construído pelos criadores.
RELEMBRE A EDIÇÃO THE BLOCK POINT SOBRE OS TÊNIS DA NIKE COM O RTFKT:
O negócio focado em inovação e fusão do real com o virtual, é o modelo de empreendimento do futuro que abraça a próxima geração de criadores.
“ Nós vislumbramos um novo tipo de relacionamento se formando entre proprietários e criadores 3D, que criarão conteúdo sob medida para os avatares, replicando o que vimos com os modelos 3D Fortnite, com pessoas criando conteúdo para streamers do Twitch e YouTubers. É um ecossistema completo, sendo construído ao vivo, e os avatares são apenas a ponta do iceberg”, disse Benoit Pagotto, um dos cofundadores do RTFKT Studios, em entrevista à Forbes no dia do lançamento público do CloneX, em novembro do ano passado.
Com avatares que representam anime, ficção científica e streetwear, o RTFKT idealiza seu mundo preferido nos produtos digitais. Em pouco mais de um ano, levou quase 1 milhão de pessoas as suas redes sociais e comunidade. E o que se viu em NY na última semana, é nova uma narrativa proposta pela web3 de como as marcas irão se conectar com seus fãs.
“As marcas, no passado, eram puramente focadas em itens de moda, depois evoluíram recentemente para marcas de estilo de vida, criando conteúdo, exposições e filmes. Mas achamos que a Era Metaverso permite uma nova maneira para as marcas de moda criarem não apenas moda, mas um ecossistema vivo completo”, destacou Pagotto.
Depois de trazer um case muito bem sustentado sobre o tipo de relação que a web3 proporciona para marcas e público, iremos aprofundar sobre a creator economy, citada pelos fundadores do RTFKT. Como os criadores de conteúdos podem se beneficiar desta nova tecnologia? Na próxima quinta-feira, traremos esta resposta, mostrando que o Instagram e os testes com NFTs podem acelerar o processo.
Direto ao ponto
Nesta sessão, sempre traremos alguns poucos e bons destaques sobre o que está acontecendo neste mercado
Morgan Stanley acende sinal de alerta sobre NFTs após colapso do Terra (LUNA)
Dwayne Wade, ex jogador da NBA, se une à Budweiser para criar coleção de NFT
A oportunidade bateu na porta!
PATROCINADO POR PLUO
Como agente de informação e construtura de relações na blockchain, a The Block Point se uniu à Pluo, a primeira comunidade de tecnologia que conecta as pessoas às melhores oportunidades de trabalho no mundo.
Assim como nós, a Pluo está atenta ao novo mercado em crescimento e, por isso, criou uma página com demandas exclusivas para a Web3.
Junto a Pluo, vamos trazer neste espaço as melhoras vagas para que você ingresse na blockchain ou tenha a chance de fazer uma transição de carreira.
Através do botão abaixo, você poderá encontrar as mais recentes oportunidades.
WAGMI - We’re all Going To Make It
O mantra adotado pelos entusiastas desta tecnologia que expressa boas notícias e tem conotação de que estamos juntos para fazer isso acontecer.
Afinal, conectar, democratizar, construir e pertencer a uma comunidade são os valores que irão nortear nossa jornada
Você, Block Pointer, estará dentro da maior transformação desde o surgimento da internet e nos ajudará a construir este futuro
Para isso, disponibilizamos nossa plataforma para que compartilhem suas ideias e experiências dentro da Web3.
The Block Point
Conectando entusiastas à tecnologia do futuro. Somos o agente de informação e o ponto de encontro para todos que participarão desta revolução.
Todas as terças e quintas-feiras, às 12:12, de forma simples e fácil de ser entendida, mostraremos as infinitas e ótimas oportunidades que a blockchain traz.
Até quinta
Nossas edições chegam sempre por volta das 12:12 em sua caixa de entrada. Pode acontecer de você não nos encontrar em sua caixa principal… caso isso ocorra, cheque seu spam e a parte de promoções.
Olá theblockpoint.substack adorei seu conteúdo!!!
Sinta a pele do seu rosto mais firme, eliminando rugas e linhas de expressões.
Acesse esse link e saiba como
bit.ly/rejuve01