Acelerando mentes brilhantes
GM, Block Pointers. Roblox aplica cultura colaborativa em parceria com maior escola de design dos EUA para ensinar alunos a criarem protótipos de roupas digitais
Se você não é assinante da The Block Point, junte-se à comunidade e fique por dentro da maior transformação desde o surgimento da internet: a Web3. Todas as terças e quintas-feiras às 12:12 - é de graça.
De olho na liderança do futuro da moda
Nathan Clemens está entre os cem programadores formados anualmente pelo programa de aceleração do Roblox. Quando tinha 18 anos, ele passou três meses na Califórnia suportado financeiramente pela empresa.
“Aprendemos desde design de interação até finanças. É um caos, e é incrível”, relatou o jovem à publicação Fortune.
Após a conclusão do curso, Nathan fundou o próprio estúdio. O Simple Games é dirigido por Clemens, que hoje tem 21 anos, suas irmãs Naomi (18) e Rachel (15) e seus pais. Já foram 15 jogos produzidos, incluindo o game popular de RPG chamado City Life.
O Roblox lançou a iniciativa em 2015 para suportar a próxima geração de desenvolvedores de jogos. Ao longo dos anos, o programa se expandiu de uma classe anual para três, cada uma com cerca de 40 alunos.
Nesta semana, por acaso, a plataforma anunciou o encerramento do Accelerator.
Os esforços da plataforma para a educação e formação de profissionais ganham uma melhor compreensão quando nos deparamos com alguns dados relevantes sobre o público que frequenta os seus mundos virtuais.
No primeiro trimestre de 2022, foram 54,1 milhões de usuários ativos médios que gastaram 11,8 bilhões de horas. E o mais impressionante: mais de dez milhões deles desenvolveram experiências e jogos para quase 30 milhões dos frequentadores.
Boa parte destes criadores ganhou próximo a US$ 538 milhões em 2021. As informações são da Fortune.
Para quem aprendeu a cultivar uma comunidade que tem a colaboração na essência, replicar a estratégia na nova era da internet era uma questão de tempo.
Atento para o futuro da moda digital, o Roblox aposta novamente na aceleração de mentes brilhantes, desta vez em uma parceria externa com a Parsons School of Design.
No primeiro semestre de 2023, será lançado um curso intensivo de 16 semanas ministrado pelo corpo docente da tradicional escola norte-americana com especialistas da empresa.
Os alunos terão como desafio desenvolver protótipos de vestuário digital e físico, incluindo modelos de prova de conceito criados no Roblox.
No final do curso, o objetivo é que os estudantes consigam criar roupas físicas para a Parsons e roupas digitais para o Roblox Avatar Marketplace.
“A parceria com o Roblox oferece aos alunos da Parsons que trabalham em tecnologias criativas uma oportunidade de envolver a complexa interseção da cultura visual e brincar com a forma como nos vestimos nos mundos digital e físico”, disse Dr. Shana Agid, reitor da Escola de Arte e Tecnologia de Mídia da Parsons
PIONEIRISMO SECULAR: Fundada em 1896, a Parsons tem o movimento de vanguarda fincado nas origens. O seu surgimento está no contexto da ruptura promovida por um grupo de artistas progressistas que se separou das academias de Manhattan em protesto contra a autonomia criativa limitada. A instituição diz que sua abordagem inovadora secular transformou a criatividade, a cultura e o comércio. Neste ano, a Parsons foi classificada pela quinta vez consecutiva como a melhor escola de arte e design dos Estados Unidos, e a terceira do mundo, segundo o QS University Rankings. Desde 2013, ela oferece programas de educação para o campus em Paris.
Ensinar os alunos de design a usar as ferramentas do Roblox ratifica a premissa fundamental da plataforma: as experiências são geradas pelo próprio usuário.
E o modelo de sucesso não foi o único incentivador para a colaboração inédita.
Parsons e Roblox publicaram um relatório sobre tendências de moda digital para a geração Z ativa na plataforma. O estudo feito pela SurveyMonkey-maker Momentive entrevistou 1.000 pessoas com idades entre 14 e 24 anos que vivem nos Estados Unidos.
Os resultados foram combinados com outros dados comportamentais deste público no Roblox. Entre as principais conclusões, destacam-se:
40% disseram que a autoexpressão por meio de vestuário digital é mais importante para eles do que sua expressão no mundo físico
50% trocam a roupa do avatar do Roblox pelo menos uma vez por semana
66% estão ansiosos para usar roupas virtuais de marca no Roblox.
Quase 75% admitiram que gastariam dinheiro em moda digital.
“Os dados obtidos para este relatório ressaltam ainda mais por que a próxima geração de designers e as marcas de moda ficarão profundamente imersas na moda digital, projetando coleções digitais e vestindo avatares”, disse a vice-presidente de parcerias globais do Roblox, Christina Wootton.
Considerando que cresce o número de pessoas que gastam mais de US$ 100 por mês para customizar seu avatar, e que 54% delas são mais propensas a comprar um item personalizado por um estilista, o Roblox e Parsons saem à frente na disputa pela atenção e engajamento da geração Z em meio à revolução tecnológica vigente.
"Os dados do relatório demonstram claramente que para muitos consumidores a sua identidade digital nem sempre é sobre a reprodução do seu estilo e referências no mundo real. Trata-se de autoexpressão através dos seus eus digitais, mostrando lados que não conseguem exprimir facilmente, ou talvez fazendo escolhas mais arrojadas do que aquelas que eles fariam no mundo físico”, comentou Manuel Bronstein, chefe de produtos do Roblox.
Direto ao ponto
Nesta sessão, sempre traremos alguns poucos e bons destaques sobre o que está acontecendo neste mercado
FIFA anuncia jogos em blockchain baseados na Web3 antes do pontapé inicial da Copa do Mundo do Catar
Visa busca ser a rede das redes e investe na criação de padrão para o metaverso
Forbes anuncia evento virtual em parceria com o metaverso The Sandbox
Estrela da AS Roma, o jogador de futebol Paulo Dybala torna-se embaixador da MonkeyLeague
WAGMI - We’re all Going To Make It
O mantra adotado pelos entusiastas desta tecnologia que expressa boas notícias e tem conotação de que estamos juntos para fazer isso acontecer.
Afinal, conectar, democratizar, construir e pertencer a uma comunidade são os valores que irão nortear nossa jornada
Você, Block Pointer, estará dentro da maior transformação desde o surgimento da internet e nos ajudará a construir este futuro
Para isso, disponibilizamos nossa plataforma para que compartilhem suas ideias e experiências dentro da Web3.
The Block Point
Conectando entusiastas à tecnologia do futuro. Somos o agente de informação e o ponto de encontro para todos que participarão desta revolução.
Todas as terças e quintas-feiras, às 12:12, de forma simples e fácil de ser entendida, mostraremos as infinitas e ótimas oportunidades que a blockchain traz.
Até terça
Nossas edições chegam sempre por volta das 12:12 em sua caixa de entrada. Pode acontecer de você não nos encontrar em sua caixa principal… caso isso ocorra, cheque seu spam e a parte de promoções.