A reimaginação virtual do Coachella
GM, Block Pointers. Festival ratifica formato multiplataforma e cria ilha para gaming creators, levando Bad Bunny além das experiências da Adidas. Veja como é uma comunidade imersiva, trend para 2023
Se você não é assinante da The Block Point, junte-se à comunidade e fique por dentro da maior transformação desde o surgimento da internet: a Web3. Todas as quintas-feiras às 12:12 - é de graça.
Encontre o Coelho
Primeiro artista solo latino-americano e músico de língua espanhola a encabeçar o Coachella, Bad Bunny ousou no estilo para tornar sua apresentação inédita memorável na abertura do festival, na última sexta-feira.
A jaqueta customizada pela ERL - a marca que tem causado frisson nas celebridades musicais -misturando diversos tipos de estampas e cores, talvez, deve ter sido tão chamativa quanto o pop-up criado pela Adidas em homenagem à estreia do rapper como headliner.
Em meio ao Empire Polo Club, a marca parceira do cantor ergueu uma casa em forma de cubo coberta por 50.000 flores primaveris e com o coelho, a assinatura oficial de Benito, como a porta de entrada.
A Bad Bunny Adidas Coachella Experience! celebrou os tênis Campus Wild Moss, lançamento que poderia ser adquirido por meio do Adidas' Confirmed App.
Os visitantes ilustres da estufa e que garantiram o modelo eram esportistas e celebridades do calibre de Damian Lillard, Jalen Green, Nia Dennis, Chente Ydrach, Shareef Grady, Xochitl Gomez e Kate Ahn.
A marca, por sua vez, assegurou os primeiros 50 pares para quem encontrasse um caminhão de plantas verdes com o tema Bad Bunny. Os sortudos recebiam uma flor com um código QR anexado, permitindo o acesso ao app.
BENITO: O NOVO ROSTO DA ADIDAS
Estilo minimalista, mas destemido, que realmente grita em todos os lugares que você está vestindo um original Adidas que celebra a herança latina de Bad Bunny. Desta maneira estava sendo descrito o espaço customizado pela marca no meio do Coachella para o seu mais novo xodó.
Com Ye fora de cena e a linha IVY PARK de Beyoncé gradualmente perdendo força após a ruptura, Bad Bunny é um artista em quem a Adidas se apoia para liderar seu portfólio de collabs musicais.
Em 2022, ele foi o músico mais escutado no Spotify pelo terceiro ano consecutivo.
Empresário, ativista e ícone da moda, Benito uniu-se às Três Listras, em 2021, quando levou sua parceria com Cheetos para promover a cultura hispânica e dialogar com o público jovem.
O porto-riquenho desponta como um dos nomes para impulsionar novamente as receitas da Adidas. O lucro líquido das operações contínuas em 2022 totalizou 254 milhões de euros, uma queda substancial em relação ao total de 1,49 bilhão de euros em 2021.
Sob nova gestão do CEO Bjørn Gulden, a marca se dá um próprio tempo para voltar aos trilhos: "2023 será um ano de transição… A Adidas tem todos os ingredientes para ser bem-sucedida. Precisamos juntar as peças novamente."
Em fevereiro, o rapper apareceu na lista da Forbes dos artistas mais bem pagos do mundo: ficou em 10º lugar com $ 88 milhões acumulados. Além de Cheetos e Adidas, Bad Bunny tem acordo com a Corona.
Para os fãs de Benito que não gozam do mesmo prestígio das personalidades ou não encontraram o veículo customizado pelo caminho, o Coachella criou outro ponto de interação com o artista do momento, além das ativações da Adidas e da própria performance dele no palco.
Dentro do Coachella Island, era possível adquirir os Bad Bunny Ask Me, os emotes do rapper, que são uma espécie de adesivos usados em mundos virtuais.
"O emote Ask Me com Bad Bunny é uma adição divertida à coleção de emotes Fortnite. Seu estilo único e faixa de áudio original o destacam entre os outros emotes do jogo. Não perca a oportunidade de comemorar suas vitórias com Bad Bunny", avaliou o portal XBox & Play.
O festival criou a sua versão virtual dentro do Fortnite, entregando uma experiência gamificada e com as instalações icônicas da marca reproduzidas por meio do jogo da Epic Games.
O COACHELLA REIMAGINADO
Mergulhe em um ambiente vibrante e reativo à música, com as icônicas montanhas do deserto, Polo Fields, palmeiras e o pôr do sol da hora dourada
Curta uma trilha sonora especial com música do artista de 2023 Porter Robinson
Explore o Art Park e as instalações icônicas do festival, como Spectra, roda gigante e corrente de balão
Descubra as novas instalações do festival de Maggie West e Güvenç Özel
Desafie-se com o minijogo Mirage Time Warp enquanto você passa por momentos icônicos do Coachella ao longo do tempo
Reúna seus amigos e jogue o minijogo de dança entre equipes
Desfrute de novas instalações de arte dos criadores do Fortnite
Seja destaque na galeria de fortography, e compartilhe suas capturas de tela até 18 de abril com a hashtag #Fortography no Twitter e/ou o post no site
Compre roupas exclusivas inspiradas no Coachella de 2023 e itens do jogo na Merch Tent
Suba de nível com missões especiais inspiradas no Coachella Island que lhe rendem recursos no jogo
Apenas no primeiro dia, o tempo passado por usuários na ilha virtual chegou a ser equivalente a 38 anos, segundo informou a organização.
"Experiências de música e arte em jogos não devem imitar o mundo real, mas reimaginar a magia e torná-la mais acessível. Uma das melhores maneiras de fazer isso é permitir que os artistas nos mostrem o caminho. Assim como o Coachella IRL é um palco para músicos, o Coachella Island é agora uma tela para gaming creators", disse Sam Schoonover, líder de inovação do evento.
A extensão do Coachella que ficará ativa ao longo de todo o ano é a percepção de que a geração mais jovem está dividindo o tempo entre entretenimento ativo e passivo.
Esta constatação é comprovada pela mais recente pesquisa sobre tendências de mídia digital da Deloitte.
O 2023 Digital media trends: Immersed and connected diz que a Geração Z e do milênio estão sentindo “fadiga de assinatura” e são mais propensas a “agitar e retornar” aos serviços com base no que está disponível.
Eles também diluem as horas de forma mais igualitária entre filmes e TV, videogames e conteúdo gerado pelo usuário (UGC).
IMERSOS E CONECTADOS
Enquanto 55% da geração X e os mais velhos preferem assistir a filmes e shows mais do que qualquer outra opção de entretenimento, apenas 30% da geração Z e milênio compactuam desta mesma opinião
Isso ocorre porque os videogames e o UGC são populares entre as gerações mais jovens, correspondendo a 19% preferência das gerações Z e milênio. Em comparação, isso era verdade apenas para 6% da geração X ou mais velha
A predileção por videogames e UGC, segundo relatam os mais novos, é porque estes meios fornecem, além de entretenimento, imersão e conexão social
Cerca de um terço das pessoas nos EUA consideram as experiências on-line como substitutos significativos para as experiências presenciais
A despeito das divergência entre os formatos e as plataformas, existe um ponto em comum: 26% dos Gen Zs e Millennials elegeram a música como a melhor alternativa de distração, número que é praticamente igual ao dos nascidos até o início dos anos 80 (27%).
Atender públicos distintos que amam música, gerando conteúdos através de um festival multiplataforma, segue como a principal aposta do Coachella para levar a experiência, principalmente, a uma maioria que não está na Califórnia.
Enquanto dialoga com as tecnologias emergentes, a marca intensifica as boas e novas oportunidades via redes sociais.
Relembre nossa edição de abril do ano passado sobre a estreia dos colecionáveis digitais no deserto californiano:
Pela primeira vez, o festival exibiu simultaneamente os shows do seis palcos no YouTube.
Quando a parceria foi prolongada, há menos de três meses, o chefe global de música do streaming de vídeo, Lyor Cohen, falava em "levar a magia do Coachella para os fãs”. Enquanto o presidente do Goldenvoice, Paul Tollett, reforçava o posicionamento de permitir o acesso global ao evento.
Ainda na sexta-feira, o Coachella também inaugurou seu canal de transmissão por meio do Channels, a nova ferramenta do Instagram que permite compartilhamento de conteúdos na caixa de entrada para um grupo de pessoas.
Basta aceitar o convite enviado e acompanhar as postagens, permitidas somente para o moderador.
Durante os três dias, o festival publicou enquetes e vídeos e fotos que podem ser baixadas pelos usuários, incentivando o repost pela própria rede social.
Na madrugada de sábado, quando o Blink 182 reestreava nos palcos para encerrar a primeira noite, já haviam mais de 23 mil membros no grupo.
Os inscritos superaram 49 mil na noite de domingo. No dia seguinte, após o encerramento do primeiro fim de semana, registrou-se uma pequena queda para 45 mil.
Apesar das interações limitadas, os usuários podem curtir os posts e participar das votações. A chamada que perguntava "Any Blinks in the chat?" foi a que mais mobilizou os fãs: mais de 4.800 reações.
COMO O WEBCAST COACHELLA DO YOUTUBE MUDOU O MUNDO HÁ MAIS DE UMA DÉCADA - Texto escrito por Daniel Terdiman para o portal CNET em 20 de abril de 2011
Embora o YouTube e outros tenham transmitido muitos eventos ao vivo, o Webcast do fim de semana passado com mais de 60 apresentações em três canais separados foi o maior exemplo de uma tendência que está democratizando radicalmente o mundo da música.
Durante três dias, os espectadores assistiram a sets ao vivo de superestrelas como Kanye West, Strokes, Arcade Fire e Duran Duran. A qualquer momento, eles podiam escolher apresentações em três palcos separados - cada um com seu próprio canal com vários ângulos de câmera de alta qualidade - e todos com baixo atraso, poucas falhas técnicas e publicidade bastante discreta.
Resumindo, se você não pudesse estar no Coachella, essa seria a próxima melhor coisa. E não custou um centavo. Ou espere na fila no calor escaldante do deserto do sul da Califórnia para um penico portátil.
Pessoas de todo o mundo aproveitaram a oportunidade para ver como era o festival, tendo assistido ao stream cerca de 4 milhões de vezes. E quase certamente, milhares de pessoas que assistiram decidiram que deveriam ir pessoalmente no ano que vem, mesmo quando as bandas que tocaram, sem dúvida, conquistaram um grande número de novos fãs que nunca antes seriam capazes de alcançar.
O YouTube e outros serviços há algum tempo transmitem música ao vivo pela Web, incluindo o Coachella do ano passado e shows nos últimos dois anos de grandes artistas como U2 e Arcade Fire, e festivais como Bonnaroo. Mas esta foi provavelmente a transmissão ao vivo mais complexa e sofisticada de todos os tempos e, de fato, o Webcast do Coachella de 2011 pode ser a evidência mais visceral de que a democratização da música chegou.
Os esforços da marca para globalizar o evento e entregar a sensação de estar no meio do deserto californiano teve início duas semanas antes por meio de uma colaboração com o Discord.
A plataforma estigmatizada por receber as comunidades de projetos da Web3, criou watch parties e conteúdos exclusivos, entre eles a Bad Bunny Listening Party e Gorillaz Coachella Live Stream Watch Party, com o objetivo conectar aqueles que têm sido reconhecidos como "like-minded music lovers."
A parceria é uma tentativa do Coachella de atrair novos fãs para o ecossistema que ele começou construir no canal, quando lançou os primeiros produtos digitais em 2022.
Com edições anuais e sem eventos satélites, o Coachella percebeu que era preciso entregar valor para essa base no hiato entre os festivais.
O ambiente, então, tornou-se um espaço para interações sobre música, arte, moda e games.
Atualmente, boa parte das conversas estão acontecendo no canal "Global"e "Coachella 2023". A aba "NFT Club", por sua vez, não registra um anúncio oficial desde 1/12/22, época em que os colecionáveis estavam inacessíveis no pós-crash FTX.
Ou seja, há uma mobilização para transformar a plataforma em um ponto de encontro para estes amantes da música que compartilham de interesses em comum.
Neste período de 12 meses, são mais de 21 mil membros membros inscritos, entre detentores dos colecionáveis e fãs do festival. Desde a divulgação da collab para este ano, o número de usuários quase dobrou.
Estatística que reforça o senso comunitário e o interesse do Coachella em se conectar com outros superfãs. O produto digital, que sequer foi mencionado nesta parceria e ao longo dos três dias de shows, no fim, será apenas um meio para isso.
Com frentes abertas que transitam entre as plataformas centralizadas e a terceira era da internet, o Coachella potencializa as novas possibilidades de interações, amplificando seu awareness e posicionando-se como um "transporte para lugares digitais":
"Para muitos, esses lugares digitais são uma parte muito real de suas vidas que podem atender às suas necessidades sociais e emocionais (...) As mudanças que perturbam a indústria de mídia e entretenimento continuam a ser impulsionadas pelas realidades combinadas das gerações mais jovens (...) Essa variedade pode aumentar o engajamento e a utilidade, e a capacidade de interagir e compartilhar com outras pessoas cria maiores conexões e aderência", diz o relatório da Deloitte.
Direto ao ponto
Nesta sessão, sempre traremos alguns poucos e bons destaques sobre o que está acontecendo neste mercado
Bob Burnquist anuncia venda de skates pintados à mão no site da Reserva incluindo versão em NFT
Donald Trump lança segunda coleção de NFTs e colecionáveis digitais esgotam em no primeiro dia
Nike lança a primeira coleção de NFT em sua plataforma exclusiva para a comunidade Web3
Starbucks Odyssey se prepara para o segundo grande lançamento de NFT
WAGMI - We’re all Going To Make It
O mantra adotado pelos entusiastas desta tecnologia que expressa boas notícias e tem conotação de que estamos juntos para fazer isso acontecer.
Afinal, conectar, democratizar, construir e pertencer a uma comunidade são os valores que irão nortear nossa jornada
Você, Block Pointer, estará dentro da maior transformação desde o surgimento da internet e nos ajudará a construir este futuro
Para isso, disponibilizamos nossa plataforma para que compartilhem suas ideias e experiências dentro da Web3.
The Block Point
Conectando entusiastas à tecnologia do futuro. Somos o agente de informação e o ponto de encontro para todos que participarão desta revolução.
Todas as quintas-feiras, às 12:12, de forma simples e fácil de ser entendida, mostraremos as infinitas e ótimas oportunidades que as tecnologias emergentes trazem.
Até quinta
Nossas edições chegam sempre por volta das 12:12 em sua caixa de entrada. Pode acontecer de você não nos encontrar em sua caixa principal… caso isso ocorra, cheque seu spam e a parte de promoções.